Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

De quem é?


O Teatro da Praça de Taguatinga apresenta no próximo dia 2 de dezembro (quinta-feira) o espetáculo De Quem É?, trata-se de uma comédia escrita por Karol Crispim e direção de Miriam Lucy.

Elenco: Karol Crispim, Hallyson Palmeira e Jadson Rodrigues.
Ator convidado: Felipi Silva
Participação especial: Charles Simeoni

Sobre a peça: Henrique e Amanda, um casal apaixonado que tem o seu relacionamento abalado por causa de uma calça. Uma história repleta de confusões criadas por Gorete, a empregada da casa, Rafa, um cabeleireiro apaixonado por seu cachorro, e MaGuila, o zelador. O casal conseguirá desvendar o mistério que envolve essa calça? Será que esse amor conseguirá superar todos os obstáculos?
O grupo Reprisarte convida você a observar o cotidiano inusitado desse casal e auxiliá-los a para responder esses questionamentos dando boas risadas.


Serviço

O quê: De Quem É ?
Quando: 2/12, às 21h
Onde: Teatro da Praça de Taguatinga
Quanto: 1 kg de alimento não-perecível
Para quem: maiores de 16 anos

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Letra C




Camarim – Local onde os atores trocam de roupa e se maquiam antes da apresentação.
Canhão seguidor – Refletor de grande potência com movimento manual utilizado para acompanhar atores, bailarinos etc.
Catarse – Uma das finalidades e conseqüências da tragédia; Ato de evacuação e descarga afetiva que resulta numa lavagem e purificação por regeneração do ego que percebe.
Cenografia – Arte e ciência da organização do palco e do espaço teatral para a encenação.
Ciclorama – Grande tela com armação em forma de “U” aberto e que é colocada ao fundo do palco. Pode ser nas cores branco, pérola, cinza ou azul claro.
Cinestesia – Também conhecida como Kinestesia, é a percepção consciente da posição ou dos movimentos e de seu próprio corpo graças ao sentido muscular e ao ouvido interno.
Coadjuvante – Papel secundário; Ator cuja única função e valorizar seus parceiros.
Commedia dell\’arte – Forma teatral com início no Séc.XVI, que se baseava no improviso e exigia muitas habilidades dos atores, como canto, dança e até malabarismo. Tinha personagens fixos e um ator passava, muitas vezes, a vida inteira interpretando o mesmo personagem.
Cortina Corta Fogo – Cortina de metal que separa a caixa cênica da platéia em caso de incêndio.
Coxias – Espaços de serviço e circulação não visíveis ao público, localizados nos extremos laterais e de fundo do palco, determinando o movimento de cenografia e acesso de atores. As laterais com uma dimensão mínima da metade do palco e o fundo com espaço suficiente para passagem de atores.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Casamento – Uma Grande Comédia


O Casamento – Uma Grande Comédia baseia-se na obra O Matrimônio, de Nicolai Vassilievitch Gógol — 1809 a 1852, considerado o maior escritor russo da primeira metade do século XIX. O espetáculo, uma comédia burlesca, recheada de técnica clownesca, propõe uma reflexão sobre os anseios, desejos e questionamentos suscitados pela instituiçao do casamento. Tipos excêntricos e hilários transitam pela cena movidos menos por desejos subjetivos e mais por convenções sociais. Tudo isso numa moldura cênica que reforça, por meio da utilização de cores frias e sombrias, a decadência de indivíduos que quase nunca são o que aparentam. Seres depressivos que se escondem no interior de ambientes onde não entra a luz do sol.

Ao enredo da peça e à trajetória de cada personagem em relação ao tema, juntam-se os questionamentos e desejos de cada intérprete: como seria o ideal de cada intérprete para casar-se? O que ele pensa a respeito? Seria nos moldes convencionais ou precisaria de um amigo para apresentar-lhe algum pretendente?

Serviço

Local: 16/06 - Teatro Newton Rossi De 18 a 20/06 - Teatro Paulo Autran De 25 a 30/06 - Teatro Iara Amaral

Endereço: 16/06 - QNN 27, lote B, Ceilândia Norte De 18 a 20/06 - CNB 12, A/E 2/3, Sesc - Taguatinga Norte De 25 a 30/06 - QNF 24, Área Especial - Taguatinga Norte

Quando: De 16/06/2010 a 30/06/2010 - Quarta,Sexta,Sabado,Domingo

Horário: 16/06 e 30/06- Quarta-feira, às 16h e 20h. De 18 a 20/06 - Sexta-feira a domingo, às 20h. De 25 a 27/06 - Sexta-feira e sábado, às 21h. Domingo, às 20h.

Preço: 01 kg de alimento não não perecível ou roupa usada 30/06 - Entrada franca

Classificação Indicativa: 12 anos

Fonte: www.candango.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Entre Nós



A peça ‘Entre nós’, Marcos e Tonhão são dois ajudantes de pedreiros que dividem uma kitnet no Recanto das Emas. O sonho de Tonhão é passar em um concurso público. Já Marcos almeja ser um músico famoso. Seus pensamentos divergentes geram conflitos que são agravados com a presença de Margot e Paraíba. A vizinha prostituta e seu namorado traficante interferem diretamente na vida dos protagonistas que se vêem as voltas com uma miscelânea de sentimentos e emoções tentando desatar os nós que a vida lhes reservou.

'Entre nós' é o outro lado da terra das oportunidades. É o desamparo diante da falta de oportunidade, do subemprego, dos quartos escuros, das rotinas pesadas para se ganhar pouco, do preconceito. É possível arrastar o ser humano a um estado de indignidade, no qual nenhum valor moral prevalece?


Texto: Gilson Montblanc e Karol Crispim

Direção: Daniela Josper e Miriam Lucy

Elenco: Gilson Montblanc (Tonhão), Hallyson Palmeira (Paraíba), Jadson Rodrigues (Marcos) e Karol Crispim (Margot).

sexta-feira, 11 de junho de 2010

No happy Ending



A Companhia B de Teatro e o Núcleo de Dança Basirah uniram-se com o objetivo de pesquisar a linguagem da dança teatro. O resultado é o espetáculo No Happy Ending, criado a partir de uma dramaturgia autoral inspirada livremente em três obras sobre o mito Medéia: Medéia de Euripedes, MedeaMaterial, de Heiner Muller e Gota d’água, de Paulo Pontes e Chico Buarque.

O espetáculo faz um passeio pelo mito, sob um olhar contemporâneo, mostrando Medeia como um grito, uma imagem desenraizada e aérea. Composto de imagens e símbolos, No Happy Ending aborda o universo feminino pelos olhos de Medéia.

Local: Teatro Plínio Marcos

Endereço: Complexo Cultural Funarte (entre a Torre de TV e o Clube do Choro)

Quando: De 02/06/2010 a 20/05/2010 - Quarta,Quinta,Sexta,Sabado,Domingo

Horário: De quarta-feira a sábado, às 21h. Domingos, às 20h.

Preço: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada)

Classificação Indicativa: 12 anos

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Letra B

Dando prosseguimento às postagens do dicionário teatral, seguem abaixo palavras com a letra B:

Bambolina – Uma das vestimentas suspensas sobre toda a extensão do palco, que evita o vazamento do urdimento e define a altura do palco, em tecido de pouca altura e comprida. A bambolina mestra é uma peça em tecido, estruturada ou não, suspensa sobre a frente do palco e imediatamente atrás do quadro do proscênio, regulando a altura da boca de cena.
Boca de Cena – Vão aberto na caixa cênica que define a máxima abertura do palco, que pode ser reduzida em altura e largura pela bambolina mestra e pelos reguladores.
Burlesco – Forma de cômico exagerada que emprega expressões triviais para falar de realidades nobres ou elevadas.

sábado, 5 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

18ª EDIÇÃO DO PROJETO TEATRO DE BOLSO – COMPANHIA DA ILUSÃO


A 18ª Edição do Projeto Teatro de Bolso da Companhia da Ilusão terá o seu início no dia 04 de Junho de 2010, com o término previsto para 1º de Julho de 2010.


Onze peças teatrais serão colocadas para a apreciação do público brasiliense. Entrada mediante a doação de 01Kg de alimento não perecível ou de 01 agasalho (se usado, em bom estado) no ato da retirada do seu convite.


Para obter maiores informações, bem como conhecer a programação, acesse o site: www.companhiadailusao.com.br


Vale a pena conferir!!!

Cancelamento de workshop


Por motivos alheios a nossa vontade o workshop que estava previsto para o dia 22/05/2010 não foi realizado. Assim que conseguirmos uma nova data, postaremos a informação no blog.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Workshop de Iniciação Teatral


Você que gosta de teatro e tem interesse em saber um pouco mais sobre interpretação, não perca a oportunidade de participar do Workshop de iniciação teatral promovido pelo grupo Reprisarte.

No intuito de inserir os participantes no universo do jogo dramático e da construção teatral, serão abordados os seguintes temas: Consciência Corporal, Consciência Vocal, Improvisação e Performance Mise en scene.


Onde: Teatro da Praça- Taguatinga/DF
Quando: 22/05/10 (sábado)
Horário: 08h às 12h e das 14h às 18h
Quanto: 2 kg de alimento não perecível.
Número mínimo de participantes: 15
Número máximo de participantes: 25
Idade mínima: 15 anos
Inscrições: Envie uma mensagem para o e-mail: gruporeprisarte@gmail.com . Coloque no assunto Workshop de Iniciação Teatral.
Material: Roupa confortável (cor preta), bloco de anotações e caneta.
Informações: gruporeprisarte@gmail.com ou (61) 8185 0230

Inscreva-se já!!!


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Reportagens com o ator Gilson Montblanc no Correio Braziliense (Aqui DF)




Jogo de Cena 2010

No primeiro Jogo de Cena 2010 (24/02), com teatro lotado, o Grupo Reprisarte apresentou a esquete 'A Política diarista'

Sinopse: O desespero de um candidato para ganhar as eleições e os conselhos malucos de uma diarista para ele conseguir se eleger. Ainda tem um deputado que foge de Brasília com dólares na meia, sendo perseguido por um assaltante. Qualquer semelhança com fatos da política atual, terá sido mera coincidência.
Elenco: Jadson Rodrigues (Assaltante), Karol Crispim (Diarista), Hallyson Palmeira (Deputado) e Gilson Montblanc (Candidato)

Gênero: Comédia livre
Tempo: 12 minutos

quarta-feira, 5 de maio de 2010

SEJAM BEM-VINDOS!!!


Em janeiro de 2010, os atores Gilson Montblanc, Hallyson Palmeira, Kizio Makicelio e Karol Crispim reuniram-se, em Taguatinga, no intuito de montarem a peça “Aqueles”. O texto, baseado na obra “Dois perdidos em uma noite suja” de Plínio Marcos, adaptado por Karol Crispim e Gilson Montblanc, foi bem recebido pelos atores que, mesmo sem inicialmente ter conseguido um diretor, logo deram início aos ensaios. Já nos primeiros encontros, ficou clara a afinidade entre os atores que decidiram formar um grupo e continuarem juntos mesmo após a apresentação de “Aqueles”.
Surgiu então o questionamento: “Qual nome do grupo?”. Após pensarem em alguns nomes, Karol Crispim sugeriu REPRISARTE. Quando questionada sobre o porquê do nome, ela respondeu: Porque que é o que fazemos! Apresentamos e voltamos a apresentar a arte escrita. O nome foi aceito por unanimidade. Posteriormente o grupo convidou Augusto Barbosa para dirigir a peça. Este, por sua vez, aceitou prontamente o convite e, como sempre esteve aberto à sugestões dos atores, acabou solidificando a idéia de direção coletiva. O grupo estava formado, porém estava incompleto. Era necessário ter um sonoplasta e iluminador. Em fevereiro de 2010, Rodrigo Crispim, assumiu essa responsabilidade.
Os ensaios seguiram intensos, bem como os esforços de divulgação. Nos dias 26, 27 e 28 de março o grupo apresentou a peça Aqueles. O grupo Reprisarte ficou bastante satisfeito com o resultado e com o retorno que teve do público. Devido a problemas de agenda e de ordem pessoal, o ator Kizio Makicelio desligou-se do grupo. Diante da necessidade de um novo ator, o grupo Reprisarte convidou Jadson Rodrigues. Este trouxe novos ares e novas idéias para serem trabalhadas. Atualmente o grupo busca um novo diretor para auxiliá-lo nessa nova fase, uma vez que Augusto Barbosa está dedicando-se exclusivamente a divulgação.
Dedicamos esse blog a todos que amam teatro e que acreditam em seus sonhos.
Agradecemos a visita e, desde já, fazemos o convite para que continue a acompanhar aqui as novidades do grupo Reprisarte, bem como da vida cultural do DF.
Sugestões, elogios, críticas também podem ser enviados(as) para o e-mail gruporeprisarte@gmail.com